QUANDO DEIXA DE SER BRINCADEIRA
- despadronizeiteen

- 13 de nov. de 2022
- 4 min de leitura

Brincar é divertido e nos faz felizes, mas como sabemos que todos estamos felizes quando brincamos em conjunto? Quando nós sabemos que nenhum dos nossos amigos ficaram tristes ou incomodados com uma brincadeira que fizemos?
Mais importante do que brincar é brincar de forma saudável e justa para todos. Sem excluir ninguém e nem fazer "brincadeiras" de mau gosto com o colega que também está participando da brincadeira.
1. Como eu sei que meu amigo não gostou da brincadeira?
Primeiro é importante saber se estão todos brincando juntos de forma consensual, ou seja, todo mundo está de acordo com a brincadeira. Para não ter dúvida antes de começar a brincadeira perguntem quem está afim de brincar e se certifique de que todos sabem todas as regras da brincadeira. Se alguém não quiser brincar, não o force a participar de nada, apenas fale sobre seu desejo daquela pessoa também participar " Oi Paula, eu vi que você não quis brincar com a gente hoje, mas saiba que pode brincar quando quiser. Você é bem vinda na próxima vez, tudo bem?" Esse é um ótimo jeito de demonstrar carinho e cuidado com seu amigo. Se o seu amigo quis brincar, mas desistiu no meio é educado perguntar o motivo da sua rejeição. " Oi Davi, tudo bem? Você quer falar sobre a brincadeira de hoje? Estávamos brincando todos juntos e você não quis mais brincar, o que houve? Alguém te disse para parar de brincar? Você se incomodou com algo?" Pequenas palavras podem te ajudar a descobrir porque seu amigo não quer mais brincar ou não gostou de algo que aconteceu durante a brincadeira;
2. Como ajudar um amigo que foi excluído durante a brincadeira?
As vezes conseguimos presenciar uma atitude chata de um outro colega, tentando excluir um colega da nossa brincadeira e não sabemos como agir. Nesse momento é importante saber que tipo de pessoa você quer perto de você, não é? Esse amigo que está tendo esse tipo de atitude realmente é legal? Que tal a gente dar um toque sobre bullying para ele? Se a gente ignorar dessa vez, ele pode fazer isso com a gente da próxima vez né? Ao invés de continuar brincando com essa pessoa, podemos nos aproximar do amigo que está sozinho e oferecer companhia. ( Se a exclusão com essa pessoa persistir, contate um adulto e conte o que está acontecendo. Bullying não é brincadeira, é coisa séria e não é legal. Se tiver dúvidas sobre como agir nessas horas, assista esse vídeo e converse com sua família sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=Oi3K9KDt_FY )
3. Como saber se algo que eu disse afetou alguém?
Essa é fácil. É só inverter os papéis, se alguém tivesse falando a mesma coisa pra mim eu iria achar legal e engraçado ou iria achar zoado e desrespeitoso? Pois é, antes de dizer algo é importante se ligar no que a outra pessoa vai achar do nosso comentário. No que a outra pessoa vai sentir ao ouvir as nossas palavras. "Meu amigo vai ficar feliz se eu falar isso do cabelo dele? Vai gostar se eu falar do peso, da aparência, da roupa que ele está vestindo? Hmm, acho que ele não vai gostar. Então eu vou falar sobre outra coisa." e assim você evita de machucar alguém com seu comentário. "Ah, mas eu não pensei nessas coisas quando eu fui falar e machuquei meu amigo falando sobre o jeito que ele fala. E agora? Hmm, acho que vou falar com ele sobre o assunto e me desculpar."
– Oi Oliver, desculpa por ter falado aquilo antes. Na verdade eu não vejo nada de errado em falar desse jeito, é até legal ser diferente, sabia? Me desculpa por falar algo sem pensar sobre como você se sentiria, prometo que não vai mais acontecer. Se eu voltar a falar algo que você não acha legal, você pode me falar que eu paro tá bom? Vou pensar melhor nas minhas palavras agora.
– Poxa Gabi, você me machucou de verdade, por isso eu estou chateado ainda. Mas obrigada por se desculpar.
– Não deveria ter falado nada daquilo, tá tudo bem você ficar chateado agora. Se eu puder fazer mais alguma coisa pra você ficar bem, pode me falar. Quando você estiver de boa, a gente pode brincar de novo?
– Claro, podemos sim. Tchau.
A melhor maneira de saber se alguém está machucado por algo que falamos é perguntando diretamente pra ela e demonstrar que estamos tristes por ter falado este algo.
4. Piadas são sempre legais?
Não, existem muitas piadas hostis, ou seja, agressivas e que machucam quem está escutando ou fere a integridade de alguém que está envolvido na "piada" Caçoar do cabelo, corpo, rosto, cor, forma de se relacionar amorosamente, religião de alguém. Nada disso é legal. Nada disso é engraçado. Evite fazer comentários debochados sobre algo que a pessoa não possa mudar.
E foi isso, se você tiver algo mais para acrescentar, seu comentário será muito bem recebido. Compartilhe esse post com seus amigos para que todas as brincadeiras de vocês sejam 100% legais para todo mundo.
Por: Elizabeth Vitória





Comentários