PROTAGONISMO NEGRO
- despadronizeiteen

- 24 de jul. de 2020
- 3 min de leitura

As redes sociais, hoje, são a porta para diversos artistas e pessoas que produzem conteúdo ascenderem economicamente e socialmente. É fato que você conhece alguma celebridade que saiu do nada e hoje é conhecida pelo seu trabalho na internet, correto? Se você não pensou instintivamente em um rosto, essa é a sua chance, te convido a trazer da sua mente o nome de um grande influenciador(a), ou pessoa que você segue. Pensou? Agora diga-me se esta mesma pessoa é negra. Tranquilamente eu posso afirmar para você que mais de 90% das respostas foram “Não”. Sabe por quê? Porque nós, enquanto sociedade, não estamos acostumados a ver pessoas pretas no poder.
As pessoas pretas sentem a necessidade de se sentir representadas. De fazer parte de alguma coisa. Hoje a comunidade negra se sente imensamente feliz e esperançosa, com o recente grande marco de 1 milhão de seguidores na plataforma do instagram da blogueira e youtuber Camilla de Lucas. Hoje se encontra com 1,9 Milhões!!!! (maravilhosa!). Muitas meninas negras que também produzem conteúdo para a internet comentaram que aquilo foi uma conquista para todas elas, e eu, como blogueira iniciante e negra, concordo imensamente com esta fala.
Um dos motivos pelo qual nem metade das pessoas que estão fazendo sucesso na internet são pessoas negras é a herança que a escravidão nos deixou. Ela é a causa da grande dificuldade de acesso à dispositivos eletrônicos e, principalmente, à internet, devido a toda a situação precária em que os pretos foram deixados após a abolição da escravatura, e que mostra resultados até hoje. E a internet quer receber vídeos e fotos com qualidade de som e de imagem, o que é caro e nem todos dispõem da condição financeira necessária. Sendo assim, consequentemente, elas já estão um passo atrás das outras que trabalham com a internet.
Se você ainda não entendeu a gravidade da situação quando eu digo que PESSOAS NEGRAS NÃO SÃO COLOCADAS COMO PROTAGONISTAS DO PRÓPRIO SUCESSO, eu não sei como posso te ajudar a entender, de verdade. Mas eu vou tentar.
As pessoas ultimamente começaram a perceber que o algoritmo usado na maioria das redes sociais não entregam 100% do conteúdo de todos os seus usuários, mesmo que estes sejam relativamente famosos. Isso acontece porque, não só a qualidade da sua foto, texto ou vídeo é levado em conta, mas sim o quanto que as pessoas curtem, valorizam e recomendam o seu post.
E nós podemos juntos vencer essa barreira, que foi criada entre nós. Como? Consumindo conteúdo negro no nosso dia a dia, na música, nos filmes, podcasts, canais no youtube, na literatura e em muitos outros canais de cultura. A questão é, como eu vou encontrar essas pessoas na internet? Não precisa se preocupar, eu separei aqui nomes de pessoas pretas que são criadores, influenciadores e que precisam do seu apoio para poder viver de internet como muitos hoje fazem.
Obrigada por ter chegado até aqui, comenta aqui embaixo o nome dos seus artistas negros favoritos! Já me sigam no Instagram também amores. @lisavicoficial e @lisavic_mkt.
SIGAM:
Camilla de Lucas: Youtuber e influencer @camilladelucas
Yuri Marçal: Comediante @oyurimarcal
Djamila Ribeiro: Filósofa contemporânea @djamilaribeiro1
Roger Cipó: Escritor @rogercipo
Jamile Alves: Influenciadora e criadora de conteúdo @jammilealves
Keilla Vila Flor: Historiadora, modelo, professora e blogueira @kellvila
Maria Grazyelle: Blogueira de lifestyle @mariia.grazyelle
Letícia Braga: Blogueira de lifestyle @bragalee
Silvia Carter: Blogueira de lifestyle, cabelo e beleza. Além de ser youtuber @cachoscarter
Denise Gomes: Criadora de conteúdo lifestyle, beleza e maternidade @eudeniisegomes
Shaienne Aguiar: Diretora de arte e comunicadora @shaaguiar
Maria Antonia: Criadora de conteúdo e lifestyle @mariantoniaz_
Spartakus Santiago: Youtuber @spartakus
Duda Buchmann: Criadora de conteúdo informativo @negraecrespa
Patrícia Ramos: Criadora de conteúdo e cantora @patriciaramosr
Elizabeth Vitória: Criadora de conteúdo informativo, escritora e blogueira. @lisavicoficial
Escrito por: Elizabeth Vitória.




Adoro os canais do YouTube Herdeira da Beleza, Nátaly Neri, a Gabi Oliveira, o Chavoso na USP... Se lembrar mais algum eu continuo kkk